sábado, 24 de janeiro de 2009


1) Enquete:

Não sei se vocês notaram, mas coloquei uma pequena enquete para que me ajudem a escolher o slogan com que terminarei todos os posts do blog. Conto com a participação de vocês, sou muito indeciso... ehehehehehe

2) Comentários:

MUITA GENTE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO POSTAR SEUS COMENTÁRIOS! Procurei saber qual era o problema e descobri que quando estamos logado com o ORKUT, o Blogger dá uma travadinha e o comentário não é publicado. Sugiro que quando forem entrar no nosso blog, ou quando forem fazer seus comentários, façam o logout do ORKUT e ou de qualquer conta do Google (GMail, Orkut, Yahoo...)

3) Mais comentários:

O Paulo Campos, pai do Felipe Jensen de Campos é um cara antenado e um dos mais participativos aqui no Blog. Valeu, Paulão...

4) Sorteio do Brinde:

No post "Revelação Australiana" disse que iria sortear um brinde da Paralella, caso atingíssemos o número de 10 comentários naquele post. Como o número foi menor, estou bolando outra promoção para sortear esse brinde. ok?

5) Paralella no Orkut:

Pessoal tem me perguntado sobre a comunidade e o perfil da Paralella no Orkut. Seguem abaixo os links para quem quiser acessar e participar com a gente:

Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=28758159

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=17810830683348595304

6) Encontro:

Essa semana devo mandar um e-mail à todos os atletas da Paralella com informações e algumas perguntas sobre o ENCONTRO DA PARALELLA. A idéia é saber de vocês qual a melhor data, quantas pessoas iriam, onde vocês gostariam que fosse e o que levaríamos pra esse encontro.

7) Resultados:

Carol Meligeni Alves foi campeã da Copa São Paulo em simples e duplas, Michel Haddad Jr. venceu seu primeiro jogo no quali da etapa equatoriana da Gira Cosat, Pedro Dalfré parou na semi da Copa São Paulo, Stefânia Haddad também ficou na semi da Gira Cosat, etapa da Colômbia. A partida de Ricardo Hocevar e Guillermo Hormazabal foi interrompida no Chile, eles iriam começar a jogar o terceiro set. Na segunda-feira dou mais detlahes sobre os resultados, inclusive os placares.

8) Dicas para o final de semana;

Pra quem gosta de ler, os blogs do Fernando Meligeni e do Marcelo Mello são bem bacanas. O Fininho contanto histórias do circuito e analisando os jogos do Aberto da Austrália e o Mello contanto os detalhes e bastidores dos torneios que está disputando. Vale a pena dar uma conferida:

- Blog do Fininho (Fernando Meligeni):
http://blogdofininho.blog.uol.com.br/
- Blog do Girafa (Marcelo Mello):
http://blogdagirafa.blog.uol.com.br/


9) Aviso de novos posts:

Alguns amigos me pediram para enviar e-mail ou mensagem toda vez que fizesse um novo post. Achei legal a idéia deles! Quem quiser receber um e-mail para ser avisado toda vez que eu fizer um novo post deve encaminhar um e-mail para: msn@paralella.com.br com o assunto "NOVOS POSTS".

10) Agenda da semana:

Essa semana vamos ter artigos de Rogério Kawakami (Técnico da ARB-Americana) e do Dr. Gilbert Bang (Médico Fisiatra, Mestre em Ortopedia e Traumatologia e Membro da Society for Tennis Medicine and Science). Além dos artigos desses dois profissionais, teremos os posts com resultados e notícias da galera da Paralella nos torneios por aí!

Se alguém quiser dar uma dica ou sugestão de post, é só deixar o recado na caixinha de comentários, ok?

Um bom domingo à todos!

Abraços

Game, set and match...
(que por enquanto vence nossa enquete!)

Claudio

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PARABÉNS, WINNER LIMEIRA!
CAMPEÃ PAULISTA DE BASQUETE 2009


A TERRA DA LARANJA,
HOJE É A TERRA DO BASQUETE!!!

Me perdoem a empolgação com a vitória do time limeirense, mas tenho certeza que após vocês lerem esse post darão razão a minha agitação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendendo com o Basquete da Winner/Limeira!

Assisti aos 4 jogos da final do campeonato paulista. A Larissa (minha esposa) adora basquete, inclusive fez alguns jogos como juvenil e como apaixonada pelo esporte fez com que eu também começasse a acompanhar o time da Winner desde que começamos a namorar. No primeiro jogo, aqui em Limeira, lá fomos nós fomos assistir ao jogo e enfrentar um ginásio lotado. Os outros 3 jogos, assisti pela televisão. Um aqui em casa e os outros dois lá na lanchonete da academia Tintori Tennis.

O basquete de Limeira tem muito em comum com o tênis, por isso achei que seria bacana colocar aqui alguns fatos e algumas lições que podem (e devem!) ser usadas no tênis e em muitos outros esportes.

Winner/Limeira: Campeã Paulista de Basquete 2009.

Primeiro, o nome do time: Winner. Depois: o presidente da equipe limeirense, o empresário Cássio Roque, foi tenista também.

Além disso, o preparador-físico da Winner, Márcio Cavinatto, foi preparador de diversos tenistas e equipes de tênis em Limeira, inclusive eu fui um de seus atletas quando juvenil no Nosso Clube. O "Cavinatão" é um "boa-praça", joga tênis semanalmente e tem um filho, o Rodolfo, que também arrebenta nas quadras. Sempre que nos encontramos na academia, damos boas risadas com as brincadeiras do Márcio. Ele deve estar radiante hoje, e não é pra menos, né?

Bom, o time da Winner/Limeira surgiu através do esforço e determinação de um apaixonado no esporte chamado Cássio Roque, que acreditou e investiu em uma equipe que leva o nome de sua concessionária de motocicletas, a Winner Honda! (olha o merchandising aí, gente!!!!).

Cássio, apostou que poderia fazer do basquete de Limeira uma potência e com muito trabalho, dedicação e persistência, consegiu que pela primeira vez na história da nossa cidade, que um time vencesse o dificíl Campeonato Paulista de Basquete. E o que é melhor ainda: em cima de Franca, e com 2 vitórias na casa deles (a capital nacional da bola ao cesto!).

O exemplo do Cássio deveria ser seguido por muitos empresários, que por muitas vezes preferem "guardar seu rico dinheirinho debaixo do colchão" ao invés de investir em algo que possa lhe trazer resultados futuros.


Cássio Roque (ao centro), exemplo que deve ser seguido por muitos empresários.

O invetimento no esporte (seja ele qual for!) traz inúmeros benefícios a uma cidade, estado e país. Gera empregos, cria ídolos, tira crianças da rua e da marginalidade, entre outras coisas. Além disso, é comprovado que o investimento feito no esporte traz um retorno 4 vezes maior (e mais rápido) que em qualquer outra mídia convencional (impressa, escrita ou eletrônica).

Outra lição que devemos aproveitar é a perseverança do time do empresário limeirense. Em todos esses anos, foram altos investimentos feitos em atletas, comissão técnica e equipamentos. O time conquistou alguns títulos, mas por várias vezes ficou pelo caminho nas oitavas, quartas, semi e foi também vice-campeã Paulista. Qualquer outro empresário desistiria, mas o Cássio acreditou. Continuou investindo e hoje sai consagrado não só como uma presidente do time campeão, mas como um campeão no quesito "Amor ao esporte!".

Como em todo e qualquer tipo esporte, somente um time pode sair com o título e cabe ao perdedor aplaudir e se conformar com a superioridade da equipe adversária, certo? Errado! Para alguns jogadores de Franca, isso não existe.

Após o término do jogo de hoje, o ala Edu (da Winner/Limeira) correu pegar a bola do jogo para guardar de recordação, mas o armador do time de Franca, o experiente Helinho (com inúmeros títulos e convocações para a seleção brasileira) em um ato MESQUINHO e PEQUENO não deixou que Edu ficasse com aquele "troféu". Talvez essa seja a forma do armador francano mostrar que não sabe lidar bem com a derrota. Diga-se de passagem: Edu foi o destaque e o nome do jogo, já a atitude de Helinho foi motivo de comentário pelo pessoal da ESPN (que transmitia o jogo ao vivo) como o fato negativo da final! Mas, nada disso tirou o brilhantismo da conquista do time limeirense.


Edu (esquerda) ficou com o título Paulista,


...já Helinho, de Franca, ficou com a bola e a dor de cotovelo!

É preciso saber perder, e reconhecer a superioridade do adversário. Se você perdeu é porque quem estava do outro lado da quadra estava melhor preparado, mais concentrado e soube aproveitar melhor as oportunidades que surgiram no jogo. Isso serve e muito para tenistas de todas as idades, principalmente para aqueles que querem um dia se tornarem profissionais. Não existe time nem atleta imbatível.

Bom, acho que é isso!! Tá dado o recado.

PARABÉNS A TODA EQUIPE E COMISSÃO TÉCNICA DA WINNER/LIMEIRA!

PARABÉNS AO CÁSSIO ROQUE! O ESPORTE NACIONAL PRECISA DE OUTROS "CÁSSIOS", QUE ACREDITEM E INVISTAM NO QUE TEMOS DE MELHOR: NOSSOS ATLETAS!

PARABÉNS "CAVINATÃO"! MESMO JUDIANDO DE MIM QUANDO JUVENIL, VOCÊ MERECE DEMAIS ESSE TÍTULO PARA COROAR SUA CARREIRA VITORIOSA!


Vamô que vamô, Winner!

Abraços

Claudio

Inaugurando o espaço de Artigos do Blog da Paralella, hoje o assunto é Psicologia do Esporte. Na primeira matéria escrita pelo "fera" do assunto, Laurent Abes, você vai aprender porque o Treinamento Mental é tão importante para o tênis e como usar isso a para melhorar o seu jogo.



A importância do treinamento mental no tênis

Muitos jogadores e treinadores falam que o tênis é um esporte mental. O jogador ex-número do 1 do mundo Jimmy Connors relata que, na sua opinião, o tênis é 95% mental. Mas, o que os especialistas de psicologia do esporte pensam disso?

Roddick e Connors: treinador acredita que tênis é 95% mental.

De acordo com Loehr (1990), cada esporte tem uma série de características mentais e físicas peculiares. Ele afirma que o tênis é um dos esportes mais difíceis de ser praticado, desde uma perspectiva emocional. Ele cita diversas razões pelas quais este esporte provoca tensões:

1) A partida é individual;

2) Não se pode pedir tempo;

3) O treinador não pode dar instruções, exceto em competições da Copa Davis;

4) O sistema de pontuação é independente da duração da partida;]

5) As partidas podem durar várias horas;

6) Há muita cobrança por parte dos pais, clubes, amigos, imprensa e principalmente dos patrocinadores;

7) E principalmente o jogador enfrenta um adversário real.

Segundo Weinberg (1988), o tênis é um esporte difícil do ponto de vista mental por diversos motivos. Entre eles, pode-se destacar que o tênis é uma prática que requer uma combinação precisa entre coordenação, tempo de bola, velocidade, tomada de decisão e habilidade.

Na realidade, foi descoberto que os jogadores realizam de 900 a 1000 tomadas de decisões, sendo que estas são feitas geralmente em menos de um segundo.

Um segundo aspecto que se deve tomar em conta é a parte biomecânica do esporte, ou seja, se o ângulo da raquete no momento do impacto com a bola, variar de alguns graus, o resultado pode ser uma bola na rede ou fora dos limites da quadra.

Um terceiro ponto que tem grande relevância é o tempo morto, ou seja, os momentos entre os pontos e durante as trocas de lados. Como o tempo real de jogo é aproximadamente um terço do tempo total da partida, durante esse tempo morto o jogador pode concentrar-se, planejar o que pretende fazer, raciocinar de maneira positiva ou negativa e, neste instante, pode aparecer a ansiedade, as distrações e preocupações que podem produzir erros mentais e por conseqüência erros técnicos na execução dos gestos.

Parada nas trocas de lado servem para o tenista se concentrar.

Além disso, para a comunidade científica, o sucesso ou o fracasso estão ligados a uma combinação de habilidades físicas tais como: força, velocidade, coordenação e flexibilidade e habilidades mentais como: concentração, confiança e motivação principalmente.

Geralmente, o aspecto psicológico é pouco ou nada treinado com jogadores infanto-juvenis, por falta de domínio desta área pelos técnicos, por falta de tempo, por falta de um psicólogo especilista em tênis trabalhando com a equipe, por falta de dinheiro ou pela falsa crença de alguns profissionais que o controle das emoções e a força mental é inata (personalidade) ou é adquirida através de expriência em competições.

Conclusão: é de grande importância que os treinadores e jogadores entendam que a preparação psicológica é um treinamento igual à preparação física, ou seja, deve ser treinada regularmente, planejada, de forma específica para o tênis e de acordo com as características de cada tenista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abes, L. O. (1999). A ansiedade em tenistas de alto nível durante o jogo. Monografia de conclusão de curso de Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina.
Loehr, J. (1990). El juego Mental. Madrid : Tutor.
Weinberg, R.S. (1988) The Mental Advantage. Champaign, USA : Leisure Press.

------------------------------------------------------------------------------------------------- QUEM É LAURENT OLIVIER ABES?
Laurent é professor de tênis há 12 anos, sendo licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Psicologia pela UFSC, membro do Núcleo de Estudos em Tênis de Campo (NETEC) da UFSC; e membro do Laboratório de Neurociências do Esporte e Exercício (LANESPE) da UFSC. Atualmente trabalha com aulas e treinamento em Florianópolis, Santa Catarina. É colunista do site Tênis Brasil e ministra palestras e clínicas de treinamento mental para o tênis em todo o Brasil

Blog com novidades!

O blog está crescendo!!! O número de visitas vem aumentando consideravelmente e isso está me deixando muito empolgado. Para se ter uma idéia, acabei de ver as estastísticas do blog e mesmo não estando nem na metade do dia, o blog já teve o mesmo número de visitas do nosso melhor dia. Ou seja, bateremos esse recorde fácil, fácil...

Como o blog ainda está no começo, estou fazendo alguns ajustes sobre os posts, assuntos que vamos publicar e contactando alguns amigos para que enviem artigos sobre tênis. Serão artigos semanais feitos por profissionais de renome, com conteúdo voltado exclusivamente ao tênis, assuntos que vão dos equipamentos, dicas de treinamento e até medicina esportiva.

Para ficar mais organizado, decidi que os artigos técnicos, escritos por profisionais de cada área serão postados toda sexta-feira. Cada semana com um tema diferente.

Outra boa novidade é que começamos as negociações com alguns parceiros para a realização de algumas promoções e sorteios de brindes para os leitores do Blog da Paralella. E logo, coloco aqui quem serão esses patrocinadores, ok?

Como estou recebendo a ajuda de vários tenistas e amigos no blog, vou colocar a foto daqueles que mais participaram durante a semana, seja através de comentários, scraps ou e-mails. Afinal, essa é a minha forma de agradecê-los pela ajuda.

Essa semana os destaques foram os agenciados Ricardo Nitta (Mogi das Cruzes) e para Rebecca Andrade (Americana) que divulgaram e troxeram novos leitores para o blog.

Nitta divulgou o blog em comunidades no Orkut e no seu perfil do Msn.

Rebecca Andrade trouxe novos leitores para o blog.



É isso aí, galera... O blog vem tendo essa boa aceitação por causa da dedicação de vocês, que estão divulgando o endereço e me incentivando a continuar.

ATENÇÃO GALERA DE LIMEIRA!!!

O torneio de duplas da Tintori Tennis já começou. As partidas acontecem nas noites de segunda a sexta-feira e nas manhãs de sábado e domingo. Os jogos dessa semana foram bem disputados e movimentaram a academia. Quem quiser ver boas partidas e dar muitas risadas com a divertida turma da Tintori, deve aparecer por lá.

Vamos que vamos!!!

Abraços

Claudio

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mudando de Esporte e Resultados!

Decidi começar esse post falando um pouco de basquete. Sei que a galera aqui é do tênis, mas o time da Winner/Limeira está na final do Campeonato Paulista e merece um espaço aqui pelo jogo que fez hoje lá em Franca, vencendo o time da casa por 12 pontos de diferença com o armador Nezinho "desmoronando" um ginásio lotado com mais de 7 mil torcedores contra 40 de Limeira.


O time da Winner/Limeira tem tudo para se sagrar Campeã Paulista amanhã se vencer o 4º jogo da série final de 5 jogos (venceu 2 e perdeu 1). Pra quem gosta de esporte vale a pena assistir ao jogo pela ESPN amanhã as 20h.

Ah, e é claro: torcer para o time de Limeira, afinal é a terra da Paralella.



Voltando ao tênis, nosso time tem uma representante nas semi-finais da categoria 16 anos na etapa colombiana da Gira Cosat. Stefânia Haddad (Instituto do Tênis / Head) venceu a cabeça 2 do torneio, Maria P. Ribeiro da Colômbia por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 5/7 e 7/5. Stefânia vem enfrentando partidas duríssimas, precisou de 3 horas para derrotar Natalia Davila da Bolívia nas oitavas e hoje precisou de mais 2 horas e meia de jogo para sair com a vaga na semi da etapa colombiana. VAMÔÔ, TE!!!!

Stefânia precisou de 2h30 para derrotar colombiana e chegar a semi-final.

Logo após a vitória, Stefânia voltou a quadra para a partida de duplas em parceria de Giulia Andreazza, também da Paralella, mas pararam nas quartas, sendo derrotadas pela forte dupla boliviana formada pelas irmãs Maria Ines e Maria Paula Deheza, por 6/4 e 6/2. PARABÉNS MENINAS! Vocês fizeram um excelente torneio.

Nas simples, Giulia Andreazza (Instituto do Tênis) estreou bem, vencendo a colombiana Luiza Triana por 7/6 e 6/3, mas foi derrotada nas oitavas pela cabeça 1, a peruana Patrícia Ku.

Tavares furou o quali, mas parou na primeira rodada.

Já, Vanessa Tavares (Governo do Estado de Santa Catarina/Fundesporte), que vinha de vitória no qualifying sobre a austríaca Alina Novacek por 6/4 e 6/2 , parou na primeira rodada diante de Karen Martinez da Colômbia. Tavares foi derrotada por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/1.

Na categoria 16 anos masculina, Michel Haddad Jr. (Instituto do Tênis/Head) venceu o argentino Salvador Chaves na primeira rodada do qualifying por 6/3 e 6/3, mas acabou derrotado na segunda rodada pelo chileno Fernando Gonzalez Herrera, cabeça 12, por 6/3 e 6/1.

Flávia Borges (Broto Legal/ ACTI/FIEC/ AABB Campinas/ Prince/ Fit Academia), jogando a categoria 18 anos, estreou com vitória na Colômbia sobre a canadense Emma Onila, por fáceis 6/3 6/1. Nas oitavas, ela enfrenta a americana Gina Suarez, cabeça 10 do torneio. VAMÔÔ, FLAVINHA!!!!

Carol Meligeni pode chegar a sua segunda final consecutiva.

Na Copa São Paulo, Carol Meligeni Alves (Sociedade Hípica Campinas/Cetecamp/Fila) está na semi-final da categoria 14 anos após vencer Rafaela Francisquiny por 6/2 e 6/0. Agora, Carol enfrenta a também paulista Alory Pereira na busca pela sua segunda final consecutiva em 2009. VAMÔÔ, CAROL!!!!

Giovanna Tomita, na categoria 16 anos, venceu a paulista Vitória Ferreira por 6/3 e 6/2 e se garantiu nas quartas-de-final da Copa São Paulo. Agora, Tomita enfrenta a paranaense Fernanda Amaral. VAMÔÔ, GIH!!!!

Na categoria 18 anos, Luiza Sonnervig (Wilson/Clube Paineiras do Morumby) foi derrotada pela paulista Beatriz Cecato por 6/3 e 6/2. Luíza teve pouco tempo para se preparar tanto para o Circuito Paulista como para a Copa São Paulo, já que vinha de problemas de saúde no início do ano. Mesmo assim se mostrou guerreira para entrar em quadra e enfrentar a falta de ritmo e o forte calor que fazia em São Paulo.

Danilo Sardelli e Carlos do Val poderiam se cruzar na segunda rodada da categoria 18 anos, porém foram derrotados pelo também paulista Igor Carvalho. Sardelli encarou Igor na primeira rodada e perdeu por 6/3 e 6/0. Na segunda rodada foi a vez de Carlos do Val enfrentar o mesmo adversário e também saiu derrotado com parciais de 6/4 e 6/2.

Dalfré busca a semi-final da Copa São Paulo.

O único tenista da Paralella ainda vivo na chave dos 18 anos é Pedro Dalfré, que venceu Andrez Pereira por 3/6, 6/2 e 6/1 na segunda rodada e atropelou o goiano Thiago Pfrimer por 6/0 e 6/0, classificando-se para as quartas-de-final contra o paulista e cabeça 3 do torneio, Henrique Tsukamoto. VAMÔÔ, PEDRO!!!!

No Challenger de Iquique (Chile), Ricardo Hocevar (Mesq Tênis/Wilson/Topper) venceu o argentino Diego Alvarez por 6/3 e 7/6 e agora encara o Boris Pashanski, quinto pré-classificado do torneio chileno. VAMÔÔ, RICARDO!!!!


É ISSO AÍ, GALERA! VAMÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Só pra registrar aqui... Queria deixar os PARABÉNS aos amigos FÁBIO TINTORI E CRISTIANE VITAL
pelo NOIVADO! Valeu Casal...

Abraços

Claudio


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Novidades no Australian Open.

Poxa, acabei de fazer o post sobre o Tomic e fui ver as estatísticas de visitas do blog pela última vez no dia. E não é que ficamos a 6 míseras visitas de bater o recorde de ontem! Fiquei tão animado que resolvi deixar de lado o jogo do Nadal e fazer um novo post. Desta vez vamos falar sobre as novidades dos tenistas no Australian Open... com uma pitadinha de humor.

-------------------------------------------------------------------------

O FALCÃO SÉRVIO!

Novak Djokovic, quase número 2 do mundo, participou do lançamento da Falcon, a nova linha de roupas e calçados da Adidas. O tenista sérvio patrocinado pela empresa, usará os produtos Falcon durante toda a temporada de 2009. Para o lançamento, a empresa alemã organizou uma sessão de fotos com o tenista segurando um Falcão.

Djokovic com o Falcon no corpo.

Djokovic com o Falcon na mão.


E o Falcon segurando o Djokovic.

Joga bonito demais, esse Djokovic!

-------------------------------------------------------------------------

A ANTA SÉRVIA!

Jelena Jankovic, pseudo-número 1 do mundo, assinou um contrato milionário com a Anta, empresa chinesa de materiais esportivos que vestirá a (sic) líder do ranking mundial durante a próxima temporada. A tenista sérvia não revelou os valores do contrato, mas segundo representantes da empresa (líder do mercado esportivo na China) revelaram esse é um dos maiores acordos do tênis feminino. Para o lançamento do acordo, a empresa chinesa organizou uma sessão de fotos com a tenista segurando uma Anta.

Jankovic com a Anta no corpo.

Jankovic com a Anta na mão.

E a Anta segurando a Anta ao lado da outra Anta. Vixi, confundi tudo!

Joga bonito demais, essa Jankovic!

-------------------------------------------------------------------------

É CARNAUSTRÁLIA???

Responda rápido: Rafael Nadal está vestido com um Abadá de qual Micareta Baiana?

Nadal com o baiano no corpo.

Joga bonito demais, esse Nadal!

-------------------------------------------------------------------------

Folclore Brasileiro ou Americano?

Responda rápido: Como se chama a mulher do Saci-Pererê?


Serena com o Saci-Pererê no corpo.

Joga bonito demais, essa Serena!

-------------------------------------------------------------------------

Shortinho-de-vênus??


Responda rápido: Onde estão as pilhas que acendem a roupa da Vênus?

Vênus com as pilhas... Bom, deixa pra lá, vai!

Joga bonito demais, essa Vênus!

-------------------------------------------------------------------------

CARNAUSTRÁLIA - Ó PAÍ, Ó!!!!!

Responda rápido: Gael Monfils vai pra Micareta com o Nadal?

Monfils com o Lázaro Ramos no corpo.

Joga bonito demais, esse Monfils!

-------------------------------------------------------------------------

Cipriota Palmeirense????

Responda rápido: Poderia o Baghdatis ser palmeirense?

Baghdatis com o espírito-de-porco no corpo.

Joga bonito demais, esse Baghdatis.

-------------------------------------------------------------------------


Suíço de segunda????

Responda rápido: Poderia o Federer ser corintiano?

Federer com a cor da segundona no corpo.

Joga bonito demais, esse Federer!

-------------------------------------------------------------------------

Arriscar o pescoço pra quê, né?

Responda rápido: Por que não vai ter zoadinha na foto da Safina?


Por motivos óbvios, né? Vai que ela resolve tirar satisfações comigo...

-------------------------------------------------------------------------

Abraços e boa noite...

Claudio


Bernard Tomic: a promessa australiana!

As visitas no blog têm crescido muito nos últimos dias. Tô impressionado com o número de visitantes, mas ainda gostaria que os comentários fossem mais constantes... Logo meu repertório de assuntos vai diminuir e os posts começarão a ficar chatos e pode até ser que deixem de ser diários. Por isso, eu insisto tanto na participação de vocês e na indicação do endereço do blog para outras pessoas que joguem, gostem de tênis ou simplesmente que queiram aumentar o número de visitas... e comentários é claro! Vamos lá pessoal, quero ver a caixa de comentários bombando!

Bom, falando sobre o dia de hoje, começamos bem: o meu PALMEIRAS ganhou o primeiro jogo!!!!!! Acho que pintou o Bi-Campeão Paulista, hein?? ehehehehe..., mas voltando ao tênis, comentei que iria escrever mais sobre o fenômeno Bernard Tomic, australiano que passou à segunda rodada do Australian Open e quase complicou a vida de Gilles Muller hoje de manhã.

Bernard Tomic: sensação do tênis australiano.

Ontem, ao ler umas notícias sobre esse garoto de 16 anos e pesquisando um pouco mais na internet, vi que ele tem um currículo invejável. Em 2008, ele venceu o Australian Open (Junior), foi vice-campeão de duplas e semi-finalista em simples de Wimbledon (Junior), chegou as quartas-de-final de Roland Garros (Junior) em simples e foi campeão pela equipe australiana da Copa Davis Junior. De quebra, ainda faturou o ITF de Nottinghill (G1).

Fora isso, Tomic foi campeão de importantes torneios juvenis do mundo, como: Orange Bowl/2004 (12 anos), Eddie Herr (12 anos), Orange Bowl/2006 (14 anos) e Orange Bowl/2008 (16 anos). Bernard também venceu cinco torneios ITF na categoria 18 anos, quando ainda tinha 14... Tá bom ou quer mais?

Mesmo com pouca idade ele já conta com patrocinadores importantes como a Nike, a Head, Garnier (que também patrocina o Aberto da Austrália, e talvez por isso ele tenha ganho o convite na chave), Nokia, Optus Yes e IMG.

Mas, nem tudo é alegria quando falamos de Tomic. Bernard criou polêmica ao se envolver em uma confusão em um torneio future de seu país no final de 2008 e quase ficou sem a vaga no Grand Slam australiano. Tomic, sob a influência de seu pai e treinador John, abandonou a quadra nas oitavas-de-final do torneio por não concordar com a não marcação dos foot-faults de seu adversário. Tal atitude de Bernard, fez com que a Tennis Australia (Confederação Australiana) pensasse em não dar mais o convite prometido à ele.

Confusão em Future quase deixou Tomic sem a vaga no Grand Slam.

Polêmicas a parte, o garoto perdeu para Fernando Verdasco por 6/4 e 6/2 na estréia em Brisbane. No Aberto da Austrália venceu Potito Starace (nº 20 do mundo) por 7/6, 1/6, 7/6 e 7/6 e foi derrotado na segunda rodada por Gilles Muller, tenista de Luxemburgo (o país, não o técnico do Palmeiras, tá?) por 3/6, 6/1, 6/4 e 6/2.

Na minha humilde opinião, concordo com alguns jornalistas que acham que a direção do torneio australiano errou demais ao colocar Tomic no último jogo da Rod Laver Arena (geralmente, o último jogo da quadra central de Melbourne é sempre reservada para os tenistas top 10). Eles acreditam que se o jogo fosse em outra quadra ou arena menor, o garoto sentiria menos pressão e talvez o resultado pudesse ser outro.

Só pra constar...

Na semana do Aberto de São Paulo, o tenista Henrique Cunha informou que estava deixando o circuito profissional aos 18 anos para aceitar o convite de uma universidade americana onde vai estudar e jogar pelo time local. Apontado como principal promessa do tênis brasileiro, Cunha chegou a treinar com Roger Federer em Roland Garros (2008) e no mesmo ano venceu seu primeiro torneio future.

Cunha e Federer em após treino em Roland Garros

No ano passado, Henrique Cunha jogou contra Bernard Tomic nas quartas-de-final de Wimbledon e em um jogo duríssimo foi derrotado por 4/6, 6/4 e 6/3.

A decisão de Cunha fez com que o capitão do Brasil na Davis, Chico Costa, fizesse críticas enfáticas sobre ele abandonar o circuito tão precocemente. Isso fez com que Costa fosse criticado por alguns comentaristas de tênis. Mas, vendo o Tomic vencer a primeira rodada do Australian Open fico pensando se o Chico Costa não tinha razão e o Henrique deveria esperar um pouco mais para ir para os EUA? Cunha fez ou não a escolha certa? Será que se nós dessemos a mesma atençao aos nossos juvenis que os australianos estão dando ao Tomic, o tênis brasileiro não teria revelado outros "Gugas"?

Vamos discutir esse assunto juntos?



Deixem seus comentários...

Abraços

Claudio