segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nostalgia! Roupas, raquetes e calçados dos anos 80...


"Adidas Ivan Lendl: o Barricade dos anos 80!"


Depois do post da "volta", alguns juvenis me perguntaram muito sobre os tênis "Ivan Lendl" que citei e a curiosidade do pessoal foi mais longe, querendo saber que raquete usava, como eram as raqueteiras e bolsas, entre outras coisas. Por mais que eu tente explicar acho que fica mais fácil descrever os nomes e modelos e ilustrar com algumas imagens.

Moda não é meu forte, confesso! Não sou de me preocupar muito com isso, aliás, na maioria das vezes que me virem em quadra estarei com a camiseta de algum torneio ou então com as titulares camisetas da Paralella. Dificilmente uso "modelitos" da moda, camisa igual a de fulano ou ciclano.

O assunto moda, as novidades das marcas e as roupas que os profissionais usam atualmente, são muito bem abordados pela Bê Arruda, no blog Meninas Vodca. Quem já conhece o blog da Bê sabe do que estou falando, quem não conhece, deve dar um pulinho pra ver: http://www.meninasvodca.blogspot.com .

Voltando ao assunto, depois de ser "pressionado" a postar algo falando dos equipamentos dos anos 80, pesquisei na internet e pra minha surpresa, encontrei muita coisa. Na verdade, até fiquei espantado com a quantidade de boas lembranças que tive ao rever imagens de coisas que usei na época.

"Modelo bem semelhante a minha primeira raquete."

Minha primeira raquete foi uma Yamaha de madeira, já usada e surrada que herdei de algum tio ou primo meu... éééééé, eu sou da época das raquetes de madeira!!! Levava minhas coisas em uma mochila de costas. Raqueteira era coisa de quem jogava muito. E quem estava no começo, levava 3 bolinhas carecas dentro da capa da raquete para bater "paredão". Quando comecei a tomar gosto pelo tênis, meus pais me deram uma METALPLÁS MTX 25 de alumínio. Pra quem jogava com uma de madeira, uma raquete de alumínio era muita coisa. Inclusive o modelo que eu usava era igual a do Ivan Kley, que tinha patrocínio da marca.


Depois disso tive vários modelos de raquetes, joguei com a Kneissl White Star Mid e depois com uma Donnay Pro Cinetic. Quando fui para a equipe do Nosso Clube de Limeira, usava a Head Specter Plus e depois ganhei um par de Kneissl Masters 10... A cada ano trocava de raquete. Coisa de juvenil que não jogava nada e culpava a raquete... rs... Joguei com a Pro Kennex Pro Ace e depois de ver as Puma Boris Becker do meu primo Marcelo, acabei partindo pra elas também. Porém, não me acostumei e no final de 1987 voltei Head, com os modelos Pro Edge, dando início a essa paixão dura até hoje...

Kneissl White Star Mid


Donnay Pro Cinetic

Head Specter Plus


Kneissl Master 10


Pro Kennex Pro Ace


Puma Boris Becker

Bom, as roupas era maravilhosas... Os shorts eram curtos (feios pra cacete), as meias sempre de cano longo ou médio. Nada de cano baixo!!! No inverno todo mundo usava um pullover por cima da camiseta polo e os agasalhos de Nylon eram coisas espantosas, com cores maravilhosas que tenho até vergonha de falar que usei aquilo um dia. Coisa linda, né?

Tá embaçada, mas dá pra ver as meias de cano longo, o shorts curto, um dos meus "Lendl" e a Kneissl Mid.

E se rirem de mim na foto, eu mato!!!!

Meu primeiro tênis para jogar foi um "Yannick Noah" da Le Coq Sportif, duro feito um chinelo de pau, inteiro de couro e horripilante de feio. Mas, era o que eu tinha pra usar na época, já que estava aprendendo a jogar (e não consegui aprender até hoje!!!). Depois usei o M2000, que era macio, tinha cano médio (parecia tênis de basquete) e era bem bacana. Muita gente usava esses modelos na época. Um dos tênis que mais tenho saudades e que infelizmente não consegui achar imagens dele na internet era um modelo da Rainha, o "Tennis Match P.U.", com solado em poliuretano, super leve e macio, mas que não durava muito, principalmente para quem treinava em quadras rápidas. Porém, o modelo de tênis que mais usei foi o Adidas Ivan Lendl, uma espécie de Barricade dos anos 80. Eram muito confortáveis, bonitos (para a época!) e tinham boa durabilidade, mas eram caros demais e davam um chulé danado... rs... Me recordo bem do meu pai chegando das viagens em que ia até o Paraná visitar seus clientes e sempre achava um ou dois pares de "Lendl" com bom preço e comprava pra mim.

"Yannick Noah: feio e desconfortável..."

Dos tênis que tive, um em especial me deixa muitas saudades: um modelo americano do Ivan Lendl, inteiro de couro azul marinho e que ao invés de cadarços, sua amarração era feita com 3 tiras de velcro. Lindo pra caramba... Esse foi o par abandonado e aposentado em 1990.

Modelos tênis e raquetes da Adidas e o Ivan Lendl de velcro (à direita da foto)

Os acessórios também eram bem diferentes. Cordas, eu usava a Staitite (é assim que escreve? Não me lembro...) e também a Babolat, que na época só fabricava cordas. Os grips eram os famosos Tourna e só, não existia outro modelo no Brasil. As munhequeiras eram pequenas, curtas e quando alguém viajava ao Estados Unidos o meu pedido sempre era um rolo de grip e um par de munhequeiras dupla. Como eu adorava usá-las...

As raqueteiras eram pequenas, não cabiam nada. Quando viajava para os torneios, usava uma bolsa gigante onde colocava as raquetes, toalhas, roupas e etc. Entrava em quadra com aquela bolsa gigante: RIDÍCULO!!! Hoje temos mochilas, bags duplas, triplas, monsters... Bem melhor que as da década de 80.

Outra coisa que me recordo bem também, era que não existia Gatorade e nenhum outro tipo de isotônico. Maltodextrina? Que nada... A gente comprava um açúcar de milho chamado Dextrosol e diluía em água, uma delícia!!! Usei também o Cebion Glicose, que tinha sabor de laranja e era mais fácil de engolir que o adoçante de mamadeiras (Dextrosol!).



Foi uma fase dura! Tudo era caro demais e encontrar artigos e equipamentos para tênis no interior era uma missão complicada. Hoje tudo é mais simples, toda academia ou clube tem uma loja de artigos, nos shoppings existem lojas especializadas ou nas prateleiras das grandes magazines esportivas.

Hoje temos varias opções de modelos e preços de calçados, vestuários, mochilas e raqueteiras, além dos diversos modelos de raquetes e acessórios.

Chega de nostalgia... hora de ir pra cama!


Deixem seus comentários, qual seria uma boa opção para o próximo post?



Game, set and match...

Abraços

Claudio