quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Enfim um post... e de Natal!

Desde a semana passada, vinha pensando em um assunto bacana para fazer um post sobre o Natal. Queria algum tema diferente, nada de frases e textos prontos. Queria mesmo algo especial, um assunto que me chamasse a atenção e me motivasse a escrever aqui. E não conseguia achar esse tema. Pensei, pensei, refleti e por fim desisti... Ia ter mesmo que fazer um texto comum, copiar algo da net ou sei lá o que... Já até tinha procurado algo, mas nada havia me agradado.

Então, hoje, um amigo me liga e avisa que iam bater uma bola na academia, pra confratenizar, jogar duplas e após tanto tempo sem vê-los e sem pegar nas raquetes, resolvi aparecer por lá. E foi aí que a motivação que eu buscava para escrever um post de Natal surgiu.

A academia estava fechada, hoje foi um dia reservado para os amigos jogarem algumas partidas. O treinador estava lá também, dando uns retoques finais no gramado e no jardim para que fique tudo bem bonito para o final do ano, já que eles não estarão por aqui. Assim como muitos, também irão curtir as férias. Mas, o fato que me chamou a atenção, foi a presença da Raíssa Lambert, uma juvenil oriunda de um projeto social da Tintori Tennis com a Prefeitura Municipal de Limeira. Do qual aliás, ela é a ÚNICA do projeto que continuou jogando tênis, apesar de todas as dificuldades para continuar os treinamentos e custos com equipamentos e etc.

O detalhe é que, diferente de mim e dos demais presentes na academia, ela não estava lá para participar dos jogos, mas sim para fazer musculação usando os aparelhos da academia. Isso em plena véspera de Natal, quando muitos já se preparam para as festas ou estão mais preocupados com a diversão e os presentes... Ela estava lá para "trabalhar", buscando a recuperação de alguma lesão ou simplesmente a continuação do trabalho físico e de fortalecimento que lhe foi passado. E o mais bacana: ela estava lá, fazendo isso por conta própria.

Quando já estávamos terminando a partida, a Raíssa apareceu perto das quadras, assistiu um pouco do nosso jogo e logo se propôs a ajudar o Rolo (seu treinador) no trabalho com o jardim, e numa tremenda demonstração de humildade e comprometimento com a academia que freqüenta e lhe deu a oportunidade de conhecer o tênis, ela arregaçou as mangas e ficou rastelando a grama que já estava cortada.

Sempre muito educada e prestativa, ao longo de seus 15 anos recém completados, Raíssa foi hoje uma grata surpresa para mim, que pude acompanhar um pouco do seu início no tênis, do seu esforço para melhorar seus golpes e seu jogo, da sua atenção aos ensinamentos e até mesmo da capacidade de superar as diferenças que os outros juvenis ("filhinhos de papai") faziam com ela pela sua limitação no início do aprendizado. Por ter menos tempo de treinamento e por não ter aulas particulares na academia, seu aprendizado foi mais lento e demorado, o que causava incômodo em outros juvenis e outros companheiros de treino. Mas, isso mudou... Ela suportou a pressão, superou os comentários e despeito daqueles que não tinham a mesma dedicação que ela e continuou insistindo, continuou acreditando que poderia melhorar e de fato melhorou, como o próprio treinador dela me disse hoje!!

Quando voltei a escrever no Blog da Paralella, muita gente me escreveu e-mails, deixou mensagens no msn e orkut falando que estavam felizes pela minha volta, mas foi a Raíssa que me comoveu com as suas palavras naquela semana. Confesso que não esperava isso dela, não imaginava que os meus posts serviriam para motivá-la a continuar acreditando no seu sonho e desejos dentro e fora das quadras.

O que presenciei hoje na academia foi uma motivação, foi um "tapa na cara" para que eu acordasse e visse que mudar uma situação só depende de nós mesmos, das nossas atitudes e nosso próprio esforço e que não importa o tamanho das dificuldades e dos obstáculos que possam surgir no nosso caminho, precisamos ser perseverantes e continuar trabalhando, assim como a Raíssa fez.

E o que isso tem a ver com o Natal? Tudo...

Primeiro porque tenho plena convicção de que para a Raíssa, o tênis e a oportunidade de vivenciar um pouco do que é ser um atleta competitivo é mais importante que qualquer presente que ela possa ganhar do "bom velhinho" hoje... E segundo, porque ela soube aproveitar valorizar essa oportunidade. E esse é um presente para todos que estiveram envolvidos no projeto social desde seu início e principalmente para aqueles que ainda continuam apoiando e incentivando a Raíssa no tênis.

Como eu gostaria de ter tido essa dedicação quando juvenil. Como eu queria ter essa vontade que ela tem de melhorar a cada dia, como queria não ter tido a preguiça de ir a pé aos treinos, coisa que ela faz diariamente e não reclama disso! E por fim, como eu queria que os demais juvenis tivessem a postura que essa menina tem, de estar sempre comprometida com o seu sonho.

O post de hoje é um presente de Natal à você, Raíssa. Uma pequena homenagem à uma garota que não desistiu dos seus sonhos, e que continua forte no intuito de viver no esporte mesmo sendo por muitas vezes desacreditada por outras pessoas.

Espero que você continue nessa caminhada, que seu Natal seja feliz e cheio de harmonia e paz. Que o Papai Noel traga não só os presentes que deseja, mas que traga com ele a realização de seus sonhos e desejos e que faça com que você continue sonhando... continue acreditando que pode sim ir mais além no tênis.

Obrigado pelas suas palavras na minha volta ao blog, obrigado pela torcida nos meus jogos, obrigado por não ter desistido do tênis e principalmente por me fazer continuar acreditando que podemos sim melhorar o tênis no Brasil e que devemos continuar apoiando e incentivando projetos sociais como o que você participou, para assim, quem sabe, possamos descobrir outros guerreiros como você!!!!

Feliz Natal à todos...

Game, set and match.

Abraços

Claudio