sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PARABÉNS, WINNER LIMEIRA!
CAMPEÃ PAULISTA DE BASQUETE 2009


A TERRA DA LARANJA,
HOJE É A TERRA DO BASQUETE!!!

Me perdoem a empolgação com a vitória do time limeirense, mas tenho certeza que após vocês lerem esse post darão razão a minha agitação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendendo com o Basquete da Winner/Limeira!

Assisti aos 4 jogos da final do campeonato paulista. A Larissa (minha esposa) adora basquete, inclusive fez alguns jogos como juvenil e como apaixonada pelo esporte fez com que eu também começasse a acompanhar o time da Winner desde que começamos a namorar. No primeiro jogo, aqui em Limeira, lá fomos nós fomos assistir ao jogo e enfrentar um ginásio lotado. Os outros 3 jogos, assisti pela televisão. Um aqui em casa e os outros dois lá na lanchonete da academia Tintori Tennis.

O basquete de Limeira tem muito em comum com o tênis, por isso achei que seria bacana colocar aqui alguns fatos e algumas lições que podem (e devem!) ser usadas no tênis e em muitos outros esportes.

Winner/Limeira: Campeã Paulista de Basquete 2009.

Primeiro, o nome do time: Winner. Depois: o presidente da equipe limeirense, o empresário Cássio Roque, foi tenista também.

Além disso, o preparador-físico da Winner, Márcio Cavinatto, foi preparador de diversos tenistas e equipes de tênis em Limeira, inclusive eu fui um de seus atletas quando juvenil no Nosso Clube. O "Cavinatão" é um "boa-praça", joga tênis semanalmente e tem um filho, o Rodolfo, que também arrebenta nas quadras. Sempre que nos encontramos na academia, damos boas risadas com as brincadeiras do Márcio. Ele deve estar radiante hoje, e não é pra menos, né?

Bom, o time da Winner/Limeira surgiu através do esforço e determinação de um apaixonado no esporte chamado Cássio Roque, que acreditou e investiu em uma equipe que leva o nome de sua concessionária de motocicletas, a Winner Honda! (olha o merchandising aí, gente!!!!).

Cássio, apostou que poderia fazer do basquete de Limeira uma potência e com muito trabalho, dedicação e persistência, consegiu que pela primeira vez na história da nossa cidade, que um time vencesse o dificíl Campeonato Paulista de Basquete. E o que é melhor ainda: em cima de Franca, e com 2 vitórias na casa deles (a capital nacional da bola ao cesto!).

O exemplo do Cássio deveria ser seguido por muitos empresários, que por muitas vezes preferem "guardar seu rico dinheirinho debaixo do colchão" ao invés de investir em algo que possa lhe trazer resultados futuros.


Cássio Roque (ao centro), exemplo que deve ser seguido por muitos empresários.

O invetimento no esporte (seja ele qual for!) traz inúmeros benefícios a uma cidade, estado e país. Gera empregos, cria ídolos, tira crianças da rua e da marginalidade, entre outras coisas. Além disso, é comprovado que o investimento feito no esporte traz um retorno 4 vezes maior (e mais rápido) que em qualquer outra mídia convencional (impressa, escrita ou eletrônica).

Outra lição que devemos aproveitar é a perseverança do time do empresário limeirense. Em todos esses anos, foram altos investimentos feitos em atletas, comissão técnica e equipamentos. O time conquistou alguns títulos, mas por várias vezes ficou pelo caminho nas oitavas, quartas, semi e foi também vice-campeã Paulista. Qualquer outro empresário desistiria, mas o Cássio acreditou. Continuou investindo e hoje sai consagrado não só como uma presidente do time campeão, mas como um campeão no quesito "Amor ao esporte!".

Como em todo e qualquer tipo esporte, somente um time pode sair com o título e cabe ao perdedor aplaudir e se conformar com a superioridade da equipe adversária, certo? Errado! Para alguns jogadores de Franca, isso não existe.

Após o término do jogo de hoje, o ala Edu (da Winner/Limeira) correu pegar a bola do jogo para guardar de recordação, mas o armador do time de Franca, o experiente Helinho (com inúmeros títulos e convocações para a seleção brasileira) em um ato MESQUINHO e PEQUENO não deixou que Edu ficasse com aquele "troféu". Talvez essa seja a forma do armador francano mostrar que não sabe lidar bem com a derrota. Diga-se de passagem: Edu foi o destaque e o nome do jogo, já a atitude de Helinho foi motivo de comentário pelo pessoal da ESPN (que transmitia o jogo ao vivo) como o fato negativo da final! Mas, nada disso tirou o brilhantismo da conquista do time limeirense.


Edu (esquerda) ficou com o título Paulista,


...já Helinho, de Franca, ficou com a bola e a dor de cotovelo!

É preciso saber perder, e reconhecer a superioridade do adversário. Se você perdeu é porque quem estava do outro lado da quadra estava melhor preparado, mais concentrado e soube aproveitar melhor as oportunidades que surgiram no jogo. Isso serve e muito para tenistas de todas as idades, principalmente para aqueles que querem um dia se tornarem profissionais. Não existe time nem atleta imbatível.

Bom, acho que é isso!! Tá dado o recado.

PARABÉNS A TODA EQUIPE E COMISSÃO TÉCNICA DA WINNER/LIMEIRA!

PARABÉNS AO CÁSSIO ROQUE! O ESPORTE NACIONAL PRECISA DE OUTROS "CÁSSIOS", QUE ACREDITEM E INVISTAM NO QUE TEMOS DE MELHOR: NOSSOS ATLETAS!

PARABÉNS "CAVINATÃO"! MESMO JUDIANDO DE MIM QUANDO JUVENIL, VOCÊ MERECE DEMAIS ESSE TÍTULO PARA COROAR SUA CARREIRA VITORIOSA!


Vamô que vamô, Winner!

Abraços

Claudio

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso ae Claudião...o esporte em geral precisa de mais "loucos" como nós....que acreditam e trabalham duro mesmo com todas as adversidades que nós já conhecemos. Quem sabe um dia o esporte amador brasileiro, em especial o Tênis, alcance lugar de destaque no cenário mundial....precisamos de cada vez mais loucos...

Abs

Anônimo disse...

\o/ Parabéns p/a Winner!!! Título merecido!!

E por falar em merecido... Helinho mostrou tb no terceiro jogo que não sabe mesmo perder, apelando pra uma GRAVATA no Nezinho... Merecia uma exclusão!!

http://br.youtube.com/watch?v=jYDCXj2ntdI&e


Larissa

Anônimo disse...

É isso aí, Claudião!!!!

Realmente é emocionante ver a alegria que o esporte pode trazer a uma cidade... Acompanhei a alegria nos limeirenses e é contagiante esta alegria...

Agora empresários como este Cássio Roque, é pra tirar o chapéu...e deve ser uma referência/modelo a outros empresários e mesmo ao poder público, porque além de levar o nome do município a todo Brasil...irá com certeza despertar interesse em milhares de crianças (limeirense ou não..) a buscar no esporte um futuro melhor...(pessoal, profissional, social, no mínimo formar cidadãos..)

Gostei também de um torcedor que disse a televisão, hj, que se dependessem do poder público ficariam mais 23 anos sem comemorar uma vitória no esporte (a última foi com o Internacional em 1986...)O Campeonato Paulista de Futebol de 1986 teve a conquista histórica da Internacional de Limeira, derrotando na final o Palmeiras. Pela primeira vez desde que é disputado o campeonato paulista uma equipe do interior de São Paulo foi a campeã estadual.

O time titular da Internacional de Limeira era composto por: Silas; João Luís, Juarez, Bolívar e Pecos; Manguinha, Gilberto Costa e João Batista; Tato, Kita e Lê.

O artilheiro da competição foi Kita com 24 gols.

Como morador de Americana, também, fiquei muito feliz pela vitória MAIÚSCULA da equipe de basquete de Limeira..., principalmente depois que li o seu blog e vi como este time foi montado...

Parabéns a todos limeirenses!!!

Paulo Campos