quinta-feira, 21 de maio de 2009

MSN: um mal necessário!

Pois é, como vocês já perceberam as coisas continuam corridas por aqui. Ontem trabalhei até de madrugada, hoje não consegui sair da frente do computador nem para ir à academia fazer uma musculação, quanto mais falar com meus amigos e clientes pelo MSN como costumo fazer diariamente.

Fui obrigado a desmarcar um compromisso em Barueri hoje, estou desde as 8h30 da manhã em frente à essa tela, cheguei a ter 12 janelas de MSN abertas ao mesmo tempo, sendo que apenas 2 desses contatos eram com mensagens de negócios. E como sou educado, não consigo ser grosso e não responder as pessoas que me chamam, leio todas as mensagens e mesmo que eu esteja como OCUPADO e cheio de trabalho, acabo respondendo à todos.

Acho que falta um pouco de cooperação da galera que insiste em te chamar quando você está OCUPADO ou AUSENTE, e falta a compreensão por parte de alguns sobre a frase que mais usei hoje: "Oi, estou terminando alguns trabalhos aqui e não posso falar. Conversamos mais tarde, ok?". Muitos não gostam disso... Se sentem ofendidos.

Me sinto lisonjeado, orgulhoso de ter tantos amigos no MSN, de poder manter contato com eles durante o tempo em que estou ON LINE ou DISPONÍVEL, mas se eu for parar pra pensar no tempo que perco respondendo à essas mensagens, fico doido e sou até capaz de desinstalar ele do meu computador.

O que me chateia muito é quando piscam as janelas e já vem aquelas frases: "novidades?", "falou com o Fulano?", "deu certo?" e as piores: "qual o site da Tintori Tennis mesmo?" e "qual o telefone daquela pizzaria?". Pois é, até isso já tive que responder quando estava trabalhando e com o perfil OCUPADO no MSN. Será que eu sou muito chato e exigente? Ou será que a galera desacostumou a usar frases importantes como: "Bom dia! Tudo bem?" ou "Pode falar por um instante?".

Outra coisa que me deixa maluco é quando raramente tenho meu tempo de descanso e quero poder me distrair, falar com pessoas que gosto e que sinto falta nas noites e nos finais de semana, tenho que falar de trabalho... Poxa, já fiquei o dia todo trabalhando, acho que mereço também poder me divertir um pouco com o MSN, ou não? Claro que existem situações onde meus contatos só podem falar comigo de negócios após o horário comercial ou quando surgem situações urgentes como aconteceram ontem e tive que atender dois clientes após as 23h pelo MSN, mas isso não pode se tornar um hábito.

Já ouvi de um cliente certa vez: "eu ia te chamar a tarde pra falar sobre isso, mas fui pra Natação e como você fica no MSN toda noite, deixei pra resolver agora!". Conclusão: BLOQUEIO NELE!

Desculpem o desabafo, mas hoje realmente enlouqueci com o MSN e com aqueles que não tem o "desconfiômetro" ligado para entender que se um contato da sua lista está OCUPADO é porque não quer ser incomodado. Ou que se está AUSENTE é porque não está ali no momento.

Decidi que a partir de hoje vou ser mais radical quanto à isso, vou aceitar somente e-mails, e assuntos sobre negócios (desde que não sejam urgentes!) só serão tratados pelo MSN em horário comercial, das 8h30 as 18h. Fora de horário, apenas por e-mail...

Preciso fazer isso para poder trabalhar com mais calma, fazer com que meu dia renda mais do que vem rendendo atualmente e principalmente para que eu tenha momentos de lazer e descontração papeando com os amigos e familiares, sem me estressar com assuntos profissionais aos sábados, domingos e feriados. Sim, eu também quero ter uma vida social, quero sair, quero conversar sobre outros assuntos que não sejam trabalho, patrocínios e pedidos.

Pensei em ficar o tempo todo como INDISPONÍVEL ou OFFLINE, mas seria injustiça com outros contatos que podem precisar de algo urgente ou que queiram falar comigo, muitas vezes apenas querendo saber como estou. Os bons não podem "pagar o pato" pelos maus usuários deste serviço que muito colabora em diversos aspectos.

Espero que me entendam, que só me chamem quando estiver DISPONÍVEL e que respeitem que eu também sinto fome, sono, cansaço e vontade de me divertir.

Por hoje é só, pessoal!

Game, set and match...

Abraços

Claudio



5 comentários:

andré baccarini disse...

Grande Claudio,
concordo 100%. O problema maior é que o msn veio depois da era do e-mail e com isso os usuários não corporativos (que usam esta ferramenta no trabalho), desconhecem algumas regras e etiquetas na web. Após ler seu post, lembrei de uma materiazinha que li há tempos atrás e vou dividir aqui com a galera.
Grande abraço,

===================

Hoje em dia é impossível imaginar a Internet sem os mensageiros intantâneos (MSN, GTalk, AIM, etc), no entanto eles podem matar a produtividade. Alguns princípios simples de etiqueta podem ajudar bastante à não interromper e se for necessário, não atrapalhar mais que o normal.

Winks, blinks e todas aquelas coisinhas brilhantes

Uma das coisas mais incômodas são os famosos emoticons. Muitas pessoas usam eles para cada letra ou exclamação, às vezes nem é por querer, simplesmente foram salvando cada emoticon bonitinho que viam pela frente e depois não sabem como removê-los. Mas é bastante simples:

- No alto do Windows Live Messenger (ou MSN) existe uma seta apontando para baixo, clique nela e vá em “Ferramentas” e en seguida em “Emoticons…“. Uma nova janela se abrirá. Agora basta clicar no emoticon que você quer apagar e clicar em “Remover“.


- Remova todos que pisquem demais ou dificultem a leitura, além dos que substituem palavras. As pessoas irão ler suas mensagens bem mais rápido se não tiverem que decifrar um código.

Se eu estou Ocupado, é porque não posso falar

As opções de Ocupado, Ausente, Volto Logo e afins estão lá por um motivo: notificar as pessoas sobre a sua disponibilidade para conversar.

Se você gosta de manter o MSN aberto quando está trabalhando, coloque-se como Ocupado, com o tempo as pessoas vão entender que você simplesmente não pode responder naquele momento. Além disso, faça sua parte, só enviando mensagens realmente necessárias para as pessoas que estão ocupadas.

Deixe o papo furado para quando você ver o verde e convidativo Online.

Espalhe a notícia

Se você começar a seguir essas duas dicas simples, as pessoas irão seguí-las também e quem sabem, num futuro não muito distante, nós possamos usar mensageiros de forma produtiva e consciente?

Algumas outras dicas legais para evitar perda de tempo no MSN, podem ser vistas no artigo “6 dicas para não perder tempo no MSN“, no Magaiver.

Anônimo disse...

Uma solução simples e fácil pra você:

Faça um MSN somente para trabalho.

Sendo assim ninguém lhe perturbará com assuntos de trabalho fora de hora.

Claudio Miyamoto disse...

Caro amigo Anônimo!

Já pensei nisso, porém a solução que me deu não é tão simples assim...

Abrassss

Anônimo disse...

especifique porque não é tao simples assim amigo!

Anônimo disse...

Ôôô Manezão,
para de fazer drama.
Pq vc simplesmente não deixa pra responder seus amigos qdo vc não estiver ocupado? Mesmo q vc estiver fazendo alguma coisa, NÃO PARE,RESPONDA DEPOIS DE TERMINAR SUA TAREFA.
Vc se acha um executivo,né?
Mas, pelo que estou vendo, vc tem sempre um tempo para responder seus amigos,e depois fica se gabando q não tem tempo pra trabalhar.
Deixa de frescura o executivo de bosta.Se for o caso permaneça com seu status invisivel,e deixe claro para seus colegas de serviço q vc estará invisivel,pois assim ninguem irá incomoda- lo e qdo precisar conversar com um amigo passe para o status disponivel.
PS. Vc ta querendo é se mostrar q vc tem um excelente emprego onde muitas coisas gira em seu redor, e ao mesmo tempo ta qrendo se mostrar um executivo dinamico.
Falou Manezão.
Se vcs realmente fosse ocupados nem estaria postando comentarios aki.
Falou cambada de MANÉS.