sábado, 17 de janeiro de 2009



OPORTUNIDADE DESPERDIÇADA!

Desde que a Paralella surgiu, todo mundo me pergunta como fazemos a seleção dos tenistas que agenciamos e qual o critério de avaliação que usamos para selecionar com quem vamos trabalhar.
Muitas dessas perguntas chegam por e-mail, por scraps e na maioria das vezes são feitas por tenistas juvenis que buscam um patrocínio ou que desejam se juntar ao time da agência.

São vários currículos e pedidos durante todo o ano, e esse número cresce ainda mais na pré-temporada (dezembro e janeiro). São currículos vindos de toda a parte do Brasil, uns mais completos, outros mais simples, mas todos carregando os sonhos de uma criança ou adolescente de um dia se tornar um tenista profissional. Respondo a todos eles com a maior boa vontade. Os pedidos e currículos são avaliados por mim pessoalmente, e dou a todos eles o mesmo tipo de atenção seja de um tenista bem ranqueado ou não.

Abuso de equipamentos também é critério a ser avaliado.

O critério de avaliação que usamos é bem complexo. Verificamos o ranking nacional (CBT), o calendário de torneios, a postura dentro e fora de quadra, local de treinamento, comportamento dos pais durante os jogos, entre outras coisas. Desde julho de 2008, decidimos em reunião que não mais aceitaríamos atletas com calendário voltado apenas para torneios regionais e estaduais. Porém, em dezembro decidi abrir algumas vagas para garotos de Limeira, cidade onde a Paralella está sediada.

Após avaliarmos os tenistas de Limeira, usando alguns dos critérios de avaliação da Paralella, decidimos integrar dois limeirenses ao nosso time: um menino de 13 anos recém-federado e uma garota de 14 anos, oriunda de um projeto social da cidade. Porém, durante a escolha eu tive vontade de convidar mais dois irmãos para fazerem parte da equipe, mas sabia que o número de atletas no time estava no limite.

Pensei, repensei... Avalei com muita calma e cheguei a conclusão que não me custaria nada incluir mais dois garotos na Paralella. Eles jogam bem, seu pai é um grande amigo meu e sei que eles queriam muito estar com a gente nos encontros e eventos que a agência vai realizar em 2009. Decidi então que iria convidá-los na segunda-feira.

Chamaria os 4 tenistas na academia, faríamos uma foto para divulgação na imprensa limeirense e começaríamos um trabalho com eles, inclusive eu ja havia conversado com alguns fornecedores de materiais esportivos para quem sabe conseguir um apoio à eles, por serem de Limeira... Mas, infelizmente isso não vai mais acontecer. O que era pra ser uma surpresa para eles, se transformou em decepção para mim ao saber que dois deles haviam trocados socos e pontapés na última sexta-feira. Fiquei apreensivo. Ouvi os dois lados da confusão e decidi que não tinha outra atitude a ser tomada que não fosse a de excluir o garoto que já estava agenciado e não mais abrir vagas para os outros dois.

Socos e Pontapés só são permitidos em esportes como o Karatê.

O que mais me deixou decepcionado é que há pouco mais de uma semana, estávamos todos juntos assistindo as semi-finais do Aberto de São Paulo. Conversei tanto com esses garotos, expliquei como era o nosso trabalho, qual o tipo de comportamento que se deve ter, mas de nada adiantou... Espero que a perda da oportunidade de fazer parte de um time com jogadores renomados e bem raqueados faça com que eles aprendam que a indisciplina só traz problemas e prejuízos. Se querem lutar, lutem... Abandonem as raquetes, esqueçam o tênis e arrisquem a sorte no Karatê ou no Kung-Fu, nesses esportes os socos e pontapés são permitidos. No tênis NÃO!!!

Sei que vou acabar tendo uma série de problemas com esse post e com a decisão de desligar os meninos da Paralella. Mas, não trabalho feito um alucinado nem passo meus finais-de-semana e dias de folga em cima de um computador para conseguir benefícios para aqueles que não dão ao tênis a importância e respeito que ele realmente merece. O tênis é um esporte que proporciona muitas oportunidades. Cabe a cada um de nós saber aproveitá-las!

O que mais desejo na Paralella é que o TIME seja uma FAMÍLIA, onde uns ajudem aos outros, torçam por seus companheiros.

Espero do fundo do meu coração que essa seja a primeira e última vez que tenha que excluir alguém da equipe por briga ou agressão. Caso aconteça com outros atletas, a atitude será a mesma.

Enfim, peço desculpas aos tenistas e amigos que não merecem ler uma linha do que escrevi. Espero que vocês entendam isso como um desabafo. Estou de fato, profundamente decepcionado e chateado com esse acontecimento.

Acredito que vocês me darão total razão, já que levam o tênis como profissão e não como brincadeira.

Um abraço aqueles que realmente merecem...

Claudio

8 comentários:

Anônimo disse...

claudio..

quando li issu tbm axei um desperdicio total...vc ajudando elis..e elis fazendo issu!
certo vc tira essa pessoa de um time q qué coisa seria.!

Carlao's blog disse...

comcordo pelnamente, e acho que confusões devem ser resolvidas com dialogo e não por agressão, e sim racionalmente.

Anônimo disse...

Grande Claudio,
Tem todo meu apoio em relação a isso! Nos dias de hoje um oportunidade como essa é muito dificil devido ao grande numeros de praticantes de Tênis, e como todos ja deveriam saber, agressão e violencia não levam a nada e muito menos a lugar algum, independente de quem começou, de quem revidou, não importa, o simples fato de ter acontecido esse tipo de agressão!

Deixo por fim uma frase que escutei dos pais de um grande amigo, em algum torneio por ai.

"O Tênis é um esporte de CAVALHEIROS!"

Não preciso dizer mais nada!

Anônimo disse...

Grande Claudio, 'e importante q vc coloque discussoes e assuntos a respeito de assuntos dessa natureza.
Uma vez eu estava em Brasilia para o campeonato brasileiro com 5 de meus 16 atletas, por algum motivo dois deles comecaram a se esmurrar diante de varias pessoas, eu fiquei sem reacao diante daquela cena mas eu tinha q tomar alguma atitude. Como eles ainda nao haviam jogado decidi q eles jogariam normalmente,mas q teriamos uma conversa tao seria q achava q eles nao teriam condicoes de entrar em quadra e jogar seu melhor tenis, mas q eles jogariam,pois tinhamos enfrentado 9 hrs de viajem de carro, gastos altos, e tinhamos planos de fazer um bom campeonato ja q haviamos obtido grandes resultados em torneios anteriores,inclusive torneios internacionais.
Como eu tinha previsto eles realmente nao mostraram seu melhor tenis e por si so viram q nao precisavam chegar a este ponto de agredir um ao outro, foi uma situacao extremamente desagradavel ,mas q de alguma maneira entenderam q isso so atrapalhou os planos deles proprios e por um instante perderam a serenidade e pagaram por isso.
Hj sao dois garotos q mantem uma tranquilidade de saber q isso nao leva a nada,na epoca eles continuaram na equipe pois decidi q eles mereciam uma chance pois era a primeira vez q els haviam passado do limite com algo serio,o credito q dei a eles acabou valendo a pena,pois hj eles continuam jogando e demonstrando um grande respeito pelas pessoas q estao por perto e por eles mesmo....
grande abraco a todos do blog e a vc Claudiao

Unknown disse...

fla parceiro!
complicado e dificil, ainda mais por serem amigos, mas apoio totalmente sua decicao! e isso nao soh pq eh no tenis.. veja isso no futebol.. briga entre jogadores do mesmo time eh o fim!
abracao parceiro!

Anônimo disse...

Prezado Cláudio, estou totalmente de acordo com a sua decisão. Temos que dar mais valor ao comportamento dos tenistas. Numa sociedade onde a lei de Gerson, a falta de ética, a violência, a corrupção entre outros fatos são banalizados, penso que o esporte qualquer que seja tem o papel de forma indivíduos educados, disciplinados, éticos ... abraço e até breve.

Anônimo disse...

Olá Cláudio!

É muito triste saber, que atletas ou não, partem p/violência ao querer resolver seus problemas, e infelizmente, na nossa sociedade existe muitos que ainda não sejam civilizados.
Concordo plenamente com sua atitude, pessoas como vc, pode e deve mostrar, que o respeito, a educação, a conduta e a disciplina, faz parte da formação do indivíduo.
Espero que cada um desses meninos, aprendam com isso, e o mínimo que cada um faça, é pedir desculpas a vc, e agradecer pela lição que, merecidamente tiveram.
Eu conheço vc há pouco tempo, e nesse pouco, já parece que é muito, pessoas como vc, só podemos agradecer, muitos poderiam fazer o que fez, faz e vai fazer, pelo bem de outros, e simplesmente, olham, escutam, e cruzam os braços. São de pessoas como vc, que esses meninos e o resto do mundo precisam!
Um forte abraço,
Sonia Haddad

Anônimo disse...

Olá Claudião, Antes de mais nada...Parabéns pelo blog!!!
Lendo o livro do Bernardinho "Transformando suor em ouro" li algumas dicas que achei muito interessante que devemos aplicar em qualquer esporte..., bem como na vida... uma delas é "DISCIPLINA E ÉTICA SÃO HÁBITOS QUE PERPETUAM OS BONS RESULTADOS". No caso destes atletas de Limeira, realmente "pisaram na bola", porém.., como sou um profissional da área de recursos humanos e sempre acreditando que as pessoas devam ter uma nova oportunidade..., foi aí que me lembrei de mais uma "pérola" do livro do Bernardinho "NÃO ROTULAR AS PESSOAS" pois Pessoas/Atletas Motivados e Agradecidos por terem uma "segunda chance" elas podem nos surpreender.) Portanto nesta situação acredito que você possa acompanhar e reavaliá-los em um futuro proximo e quem sabe reintegrá-los em sua equipe, pois com a sua decisão de "choque" é possível que eles possam e/ou venham a aprender na "dor"...
Defendo esta idéia, principalmente, por estes atletas serem de Limeira, e sem nenhum bairrismo, faço uma empatia...com os pais deles..., pois é muito difícil ter pessoas como você que tenta ajudar atletas do proprio município..., ou seja, sinto na "pele" uma certa dificuldade em contar com pessoas daqui de Americana, onde moramos, para apoiar o meu filho, como você tem procurado fazer com os atletas de Limeira...
Não fique decepcionado..., e que esta situação tenha sido pontual...e que todos nos aprendemos com ela...e que todos saiam fortalecidos para continuarmos a nossa LUTA...

um forte abraço