quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Boa, Tiago!!


Em abril de 2009, a Adidas me mandou um e-mail com a sugestão de um vídeo para post em nosso blog. O vídeo era de um juvenil, grande promessa que embarcava para a Europa onde disputaria uma série de importantes torneios, dentre eles a chave juvenil de Roland Garros. Seu nome: TIAGO FERNANDES!

No e-mail, o contato da Adidas (patrocinadora do tenista) dizia que ele era (é!) uma grande promessa do tênis juvenil e que mesmo não sendo agenciado da Paralella, poderia trazer grandes resultados para o tênis brasileiro. Sempre recebi algumas sugestões de posts e pautas para o blog, mas essa me chamou a atenção pela forma como o patrocinador descrevia o atleta. Era mais que uma simples sugestão, era o depoimento de alguém que acreditava muito no sucesso de Fernandes e isso é raro hoje em dia. Não pensei duas vezes e rapidinho coloquei o vídeo do garoto no ar. Atitude acertada!!


Quase um ano depois, o Tiago vai até a Austrália e fatura o título juvenil do primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open. Na hora me lembrei do e-mail que recebi e pensei: "Não é que o cara tinha razão, o muleque conseguiu mesmo entrar para a história do tênis brasileiro!".

Assim como muitos outros tenistas, pais, técnicos e amantes do tênis em geral, também torci muito para o Tiago, assisti a partida inteira, roí as unhas, sofri e no final me emocionei com o título do brasileiro sobre o australiano, diante de toda torcida caseira.



Como sempre digo, não tenho tanto conhecimento para escrever sobre a técnica ou as qualidades dentro de quadra do Tiago, mas posso falar e muito, sobre os benefícios que sua conquista trará ao tênis juvenil e profissional brasileiro (se assim nossos dirigentes deixarem!).


Vocês fazem idéia do que é ver o tênis juvenil com espaço em grandes jornais, revistas de imensa circulação e principalmente em programas como Jornal Nacional, por exemplo? Muito! O tênis é um esporte ainda pouco difundido nas mídias do nosso país e nem mesmo os grandes resultados conquistados pelo eterno Gustavo Kuerten foram capazes de mudar isso... Infelizmente! Culpa de quem não soube aproveitar o momento para fomentar a prática do esporte no país. E olha que o Guga fez sua parte, fez o que pôde e um pouco mais. Defendeu o país na Davis, participou de diversos torneios no Brasil e tentou, como tentou, direcionar o foco de empresários e dirigentes para um trabalho de base no tênis nacional. Pouco foi feito...


Hoje, o tênis voltou à mídia. O Tiago fez história e como em toda grande vitória, sempre surgem os oportunistas que querem tirar "uma casquinha" do trabalho realizado pelo Larri Passos e toda sua equipe, que sabem melhor que ninguém o "caminho das pedras" para se formar um tenista.
Portanto, ao invés de ficar aqui falando dos golpes e da qualidade técnica do Tiago Fernandes, decidi escrever um pouco sobre aqueles que sei que realmente acreditaram no garoto e por acreditarem, o apoiaram desde antes de sua magnífica conquista.



Vamos lá:


- Adidas: patrocinadora do tenista. Além de investir no atleta com o fornecimento de materiais esportivos, ainda se preocupa em divulgar a imagem do Tiago Fernandes e não só a imagem de seus produtos. Ponto pra Adidas!!!

- Dunlop: outra patrocinadora do Tiago. Acreditou nele e colocou sua marca no topo novamente. Se não me engano, há muito tempo um patrocinado da marca não conquistava um torneio de grande expressão. Estou enganado? Se eu estiver por favor me corrijam. Vocês já devem saber que a Paralella é patrocinada pela Head e procuro não tocar muito nos nomes de seus concorrentes aqui no blog, por uma questão de ética e respeito ao nosso patrocinador, mas acredito que essa seja uma ocasião especial e com certeza terei o apoio do pessoal da Head.

- Larri Passos:
é o cara! Não estranhei ele ter negado o convite para a chave principal do Brasil Open oferecido ao Tiago. O Larri é um treinador experiente, conhece bem as armadilhas que uma grande conquista traz junto com ela. Está fazendo um trabalho focado, sério e com um planejamento perfeito para a profissionalização do tenista. Coisa que deveria ser aproveitada e talvez até implantada em nossa Confederação, mas isso o Fininho já falou tudo no seu blog (veja o post anterior). Além do Larri, os outros treinadores que acompanham o Fernandes pelos torneios no mundo, também fizeram a diferença na conquista do Australian Open. Trabalho sério e bem planejado dá resultado.


- ESPN: Palmas pra eles! Quando eu já me preparava para acompanhar o jogo do Tiago Fernandes na internet, recebi a notícia de que a ESPN transmitiria a partida ao vivo. Fantástico! Delirei... Como é bom ver um jogo juvenil sendo transmitido ao vivo. Ah, se eles fizessem o mesmo nos torneios juvenis brasileiros... Sonha, Claudio... sonha!!! Outro canal que merece destaque é o Band Sports. Digo isso porque também transmitem alguns jogos de torneios juvenis e isso também ajuda muito na divulgação dos nossos tenistas. Já os canais de televisão aberta, no máximo fazem uma chamada aqui ou ali, ou divulgam os grandes resultados. Plim Plim...


Pra finalizar, quero deixar aqui os nossos parabéns ao Tiago Fernandes, não só pela conquista, mas também pela personalidade, caráter e humildade que demonstrou nas entrevistas e matérias feitas com ele pós conquista. Assim é que se faz, campeão!!!! Parabéns!


Vou pra lá, pensar em mais um texto para postar aqui...

Vem comigo?

Game, set and match...

Abraços

Claudio


2 comentários:

Isadora Busch (Isa) disse...

PARABENS TIAGOOOOOOO! VOCE É O CARA, MERECE MUIITO!
VALEU CLAUDIAO, A MATERIA TA OTIMA.
BEIJOS ISA BUSCH

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado