quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

RAZÃO X EMOÇÃO

Pô, fiquei "down" ontem... de verdade!

Não deveria trazer certos problemas que tenho lá fora para dentro do blog. Mas, confesso que foram 3 grandes decepções (no mesmo dia) que aqui foi a única "válvula de escape" que encontrei para extravazar toda minha frustração ao ver que muitas pessoas ao invés de pensar no bem do tênis em geral, pensam apenas no seu benefício (dizendo o contrário, é lógico!).

Meus pais sempre me disseram que eu tinha que agir mais com a razão, que quando eu estava tomado pela emoção não conseguia tomar as decisões corretas. Eu sempre teimava, ficava insistindo que esse era meu jeito e não iria mudar. De fato até hoje não mudei... Apenas controlei a intensidade das minhas emoções com um pouco mais de razão.

Quando decidi trabalhar com marketing esportivo em 2001, meus pais me disseram: "Já que você jogou tênis, por que você não trabalha com tenistas?". Eu, sempre teimoso, fui trabalhar com futebol. Era mais emocionante.

Nem preciso dizer o que aconteceu, né? Fiquei meses sem receber meus salários, passei inúmeras contrariedades e a única emoção que tive foi a de abrir um envelope, que em outras palavras dizia: DANÇOU!!!!! NÃO TEMOS DINHEIRO PARA PAGAR... SE QUISER ENTRE NA JUSTIÇA!

Foi tão emocionante quanto andar na montanha-russa do Hopi Hari! Primeiro o ânimo na subida (ao receber o envelope) e depois susto na descida!(ao ver a frase e nada do dinheiro) rs...rs...


Porém, foi com a emoção que tomei a decisão de lançar a Paralella, e não me arrependo nem um pouco disso.

Hoje, estou aqui trabalhando com tênis, para o tênis e pelo tênis. É certo que ainda passo algumas (várias!) contrariedades, mas isso faz parte do jogo. É ou não é?

Se eu fosse pensar como muitos pensam, continuaria trabalhando com Publicidade e Propaganda, estaria atendendo empresas, desenvolvendo planejamentos e participando de reuniões vestindo calça social, camisa e sapatos. Teria algumas empresas como clientes, uma boa renda mensal e estaria "gordo e sedentário". Mas, com dinheiro no bolso.

Eu queria mais.
Queria fazer algo pelo esporte!

Depois de cinco anos, peguei os conselhos que meus pais haviam me dado, juntei com todo o incentivo que sempre recebi da Larissa e decidi lutar pelo meu sonho.

Deixei de atender alguns clientes de comunicação corporativa, parti novamente para o marketing esportivo, desta vez no esporte certo... Pelo menos, eu acho que é! Deve ser, né?



Agi mais uma vez com a emoção. Emoção que me fez querer estar envolvido mais uma vez com o marketing e a comunicação voltada ao esporte. Que fez com que eu trocasse o certo pelo incerto; a roupa social pela bermuda, "camiseta de torneio" e um confortável par de tênis; as reuniões em salas fechadas com ar-condicionado e mesa de reuniões pelo sol forte ao lado de uma quadra de tênis, com a "bunda fritando" na arquibancada ao assistir um jogo de um agenciado ou durante a negociação de um evento com o caderno ou o computador no colo.


Essa emoção me faz sentir vivo! Tal emoção me "cegou" sobre quanto deixaria de ganhar, e principalmente sobre o risco que correria de tudo dar errado... Essa mesma emoção, me deu forças para contrariar à todos aqueles que zombaram, riram e duvidaram que um dia a Paralella pudesse dar certo, e hoje ela está aí: firme, forte e com atletas e parceiros dos quais me orgulho demais!

E os "do contra"? Bem, eles insistem em dizer que não sabem ou que não acompanham o que estamos fazendo. Mas, na verdade eles:

SABEM SIM!

Mas, têm muita dor-de-cotovelo
para assumir que estavam errados!

Tennis Elbow, a famosa dor-de-cotovelo dos tenistas!

Todos os meus verdadeiros amigos, os pais de tenistas e agenciados da Paralella sabem que o meu principal objetivo é o crescimento do tênis. O lucro (que toda e qualquer empresa visa) acontecerá naturalmente, já que o nosso trabalho é bem feito, desenvolvido com seriedade e sobretudo com amor. Muito amor!


Amo o que faço! Tenho uma verdadeira paixão em ouvir as histórias de todos os tenistas que fazem meu msn "pipocar" toda segunda-feira para me contar os resultados de seus jogos e se jogaram bem ou mal. Amo ser cobrado por eles, quando seus resultados não foram divulgados no blog, ou por demorar demais para responder suas mensagens também no msn. Me divirto quando um deles aposta comigo que pode vencer "fulano" ou "beltrano" em troca de uma camisa da agência e até mesmo quando me pressionam sobre seus futuros patrocínios. É muito bom saber que além da minha pequena Isabella, tenho mais 22 filhos para torcer, ouvir, dar conselhos e até mesmo umas broncas quando necessário.

A verdade é que, mesmo sem saber se um dia farei "poupança" com a Paralella, hoje sou profundamente realizado profissionalmente e grato por tudo que o tênis me proporcionou.

Ele fez sua parte. É hora de fazermos a nossa!

A
emoção me faz acreditar que um dia nosso país terá um programa de incentivo para nossos tenistas juvenis. A razão me faz lembrar que vou precisar ter muita disposição (e paciência!), se eu quiser ser umas das "formiguinhas persistentes" que podem ajudar isso a acontecer.

E você, quer ser uma dessas "formiguinhas"?

Tamô junto??



Game, set and match... (mais sólido do que nunca!)

Abraços

Claudio

4 comentários:

Anônimo disse...

Eita Claudio....faço as suas verdades as minhas verdades....

Sabe qual é o maior problema do esporte e principalmente trabalhar com "figuras carimbadas" do nosso meio?

EGO

Isso mesmo

EGO

As pessoas tem que ser mais humildes e saber que se um ganha, ganha todos! Aiaiaiaiaiaa....problemas do esporte individual né.

Vamos curar o EGO!

Por isso que te falei do meu sonho de benefícios para a equipe e não apenas para o individual...mas isso é outra conversa que deveremos ter em breve.

Abs a todos, fiquem com Deus e Boas Raquetadas!!!

Anônimo disse...

Aqui vai meu primeiro comentário no blog de um grande amigo.
Eh muito bom que você colocou seus pensamentos no lugar depois de um dia tão estressante. Fico muito contente de ter vc como parceiro e amigo, e fico ainda mais contente por ver a paralella forte e seu blog bem sucedido, dando a oportunidade a você de expressar seus sentimentos e pensamentos a todos que acessam.
Infelizmente, a “dor de cotovelo” vai existir sempre, e a única coisa que podemos fazer é não deixar essa dor dos outros nos frustrar na busca de nossos objetivos e sonhos. Como você, sempre tive o sonho de desenvolver o tênis, e a Tintori Tennis foi uma das conseqüências desses ideais. A questão “Razão x Emoção” tb esta sempre na minha cabeça, e sempre me pergunto o que seria a melhor opção. Hoje tento balancear as duas questões, para que possa viver em harmonia. Mas creio que a grande questão é achar realmente o que nos deixa feliz. ai, vc tem q ver isso dentro de voce.
Meu brother, meu parceiro e também conselheiro, continue com a cabeça erguida. Problemas sempre teremos, mas são esses degraus que temos que passar para podermos subir.
Mais uma vez, parabéns pelo blog, pela paralella, e por vc ser esse cara de grande caráter e com grandes ideais.
Forte abraço

Anônimo disse...

caracas claudiao!!! q massa tudo isso!!! jah sabia.. mas agora tenho certeza o amor e prazer q vc tem como a PARALELLA viva!! suporto de mais tudo oq faz e como faz!!! torco p/ q continue crescendo e q alcance seus objetivos! barreiras?? sempre encontramos... em qq area.. mas vai de cada um encara las! e com seu espirito batalhador sei q nao vai desistir e vai seguir firme com seus sonhos sendo essa "formiguinha persistente" q eh, q p/ mim eh um elefante... calma! nao pelo tamanho fisico.. mas sim oq tem por dentro de vc!!
abracos fortes do seu parceirao!

Unknown disse...

claudio!
nossaa que desabafo eim!! ate me emocionei com essa historiaa! acheii lindo oq vc escreveu sobree razao e emoçãoo sao 2 coisas que todos nos temos que levar em consideração antes de fazer ou dizer alguma coisa afinal uma atitude ou apenas uma palavra pode mudar tudoo nao ehh!!
fico feliz em saber que tudo esta dando certo e assim continuará!!
beijosssss