sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Aberto de São Paulo - Parte 3

"The Natural": a raquete dos irmãos Battistone.

A maior novidade que vi lá no Aberto de São Paulo foi a presença do tenista americano Brian Battistone, atual número 1052 do ranking da ATP, que joga com uma raquete de cabo duplo. Isso mesmo de cabo duplo!

Brian Battistone e a raquete de cabo duplo!

Tanto Brian como seu irmão Dann, utilizam a "The Natural", raquete desenvolvida por Lionel Burts (designer de raquetes) que vendeu a patente do produto para os irmãos Battistone. A raquete que possui dois cabos, ajuda com que o golpe seja executado com mais naturalidade. A finalidade dos dois cabos é dar mais segurança nos golpes, e o tenista não precisa mudar a posição das mãos entre uma rebatida de direita e outra de esquerda.


Brian e Dann depois de passarem 2 anos no Brasil em uma missão mórmon voltaram aos Estados Unidos e conheceram a raquete. Além de adquirirem os direitos de patente sobre a raquete de dois cabos, os irmãos também se profissionalizaram com o intuito de se tornarem os garotos-propaganda do produto. Logo no primeiro evento da ATP que jogaram, venderam sete raquetes. No torneio seguinte foram mais de 100, o que chamou a atenção da imprensa e da mídia e ajudou a divulgar e alavancar as vendas da "The Natural".

Brian e Dann atuando em duplas com a "The Natural"

Atuando em duplas, Brian ocupa a 180ª posição no ranking da ATP e Dann segue logo atrás no 193º lugar. Juntos venceram um Future e ficaram com o vice-campeonato em outros dois.

Dann Battistone e a "The Natural".

Porém, não é só a raquete que chama a atenção de todos que passavam ao lado de uma das quadras do Parque Villa Lobos durante o treino de Brian, ontem. Seu saque também é diferente. Uma adaptação do saque "viagem ao fundo do mar", muito utilizado pelos jogadores de vôlei. Ele faz o toss bem alto e com a mesma mão que vai efetuar o saque, salta e atinge a bola ainda no alto. Com isso consegue um ângulo ainda melhor para encaixar um bom saque. E o mais incrível é que ele consegue fazer isso com a mão direita ou com a esquerda... Não acredita? Pois é, se eu não tivesse visto também não acreditaria.


Brian e o saque "viagem ao fundo do mar".

Pesquisando na internet, descobri que o saque de Brian chega a 223 km/h, velocidade que poucos tenistas do circuito atingem. Para se ter uma idéia, o Guga Kuerten, que tinha um dos saques mais rápidos do circuito mundial, nunca ultrapassou os 212 km/h. Além disso a impulsão de Brian, o coloca um metro dentro da quadra após sacar, o que ajuda nas subidas à rede.

Veja abaixo um vídeo do Brian Battistone que fiz ontem no Villa Lobos:



Veja também outros vídeos sobre eles no You Tube:



Para saber mais sobre a The Natural, visite o site: www.naturaltennis.com


Abraços

Claudio

Um comentário:

Anônimo disse...

Massa, mto massa!
Imagina um top 10 jogando com essa raquete? rs...
Parabens Claudio! Excelente Materia!