segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Hoje, o assunto é Medicina Esportiva. O artigo foi escrito e gentilmente cedido pelo Dr. Gilbert Bang, renomado profissional que atende aos principais tenistas brasileiros como: Thiago Alves, Ricardo Hocevar e Caio Zampieri.



PREVENÇÃO DE LESÕES

A prática de atividade física é benéfica para a saúde. Entretanto, devemos tomar alguns cuidados antes, durante e após a prática. Estes cuidados devem ser redobrados caso sua participação seja mais intensa, como na fase de preparação para alguma competição.


Vamos dar algumas dicas para você se prevenir de lesões na prática esportiva.

1. Alongue-se bem antes de qualquer atividade física: o aquecimento e alongamento são partes fundamentais para preparar o corpo para qualquer atividade física independentemente de sua intensidade. O alongamento prepara a musculatura e as articulações para as atividades de maior sobrecarga.


2. Hidrate-se: a desidratação pode provocar alguns danos não só na musculatura, mas também em outros sistemas orgânicos. A ingestão de líquidos deve ser feita antes, durante a após a atividade física. Além do suor, perdemos líquido pela respiração.

3. Treinamento de peso: músculos mais fortes absorvem melhor e maior quantidade de impacto e auxiliam na proteção das articulações e ossos. A musculação dentro da preparação física deve fazer parte da sua rotina de treino.

4. Mantenha seus equipamentos conservados: muitas lesões podem ser evitadas simplesmente pela manutenção dos seus equipamentos de treino e competição. Cuide dos seus calçados, grip, roupas.

5. Proteja-se do meio ambiente: quando sua atividade física for realizada num dia quente, proteja sua pele, use roupas leves e claras. Em dias frios, agasalhe-se e proteja a pele.


6. Mantenha-se psicologicamente positivo. Infelizmente, o risco de lesão faz parte da prática de atividade física. Tão logo aconteça a lesão, sugerimos que utilize o método RICE (repouso, gelo, compressão e elevação) conhecido dentro da Medicina Esportiva. Isso ajudará a controlar o edema (inchaço), sangramento e a dor.

No momento da lesão, peça auxílio para uma pessoa mais experiente, seja seu técnico ou treinador ou alguém da área da saúde.

Repouso: mantenha a área da lesão em repouso.

Gelo: coloque gelo na área afetada. O tempo de utilização do gelo depende da área machucada, mas a média de tempo de aplicação é de 20 minutos.

Compressão: comprima a área machucada para controlar o edema e proteger a área.

Elevação: mantenha a parte do corpo machucada elevada. Isso facilita a drenagem do edema.

------------------------------------------------------------------------------------------------- QUEM É DR. GILBERT BANG?
Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cláudio,
Agradeço pelo espaço e é um prazer colaborar com seu trabalho. Aproveito para atualizar alguns itens: o primeiro, referente ao alongamento, trata-se do alongamento dinâmico. O item 6, podem chamá-lo de PRICE, onde o "P" é de proteção, ou seja, a área com lesão deve ser protegida.
Abraço a todos!
Bang